top of page

Treinamento funcional para idosos

Atualizado: 21 de abr. de 2021

▶️O envelhecimento é um processo multifatorial, gradual e irreversível, no qual ocorrem alterações funcionais e estruturais, reduzindo as capacidades de adaptação, aumento da possibilidade de desenvolvimento de doenças crônicas, disfunções osteomusculares e metabólicas, perda de funcionalidade e diminuição da qualidade de vida.

.

▶️Devido a perda de funcionalidade, o idoso tende a realizar as atividades diárias com maior dificuldade e menos segurança, independência, além de um aumento na fadiga para a realização de atividades simples, perda de força e potência muscular, resistência cardiopulmonar, flexibilidade, cognição e equilíbrio. Com isso as chances de acidentes domésticos aumentam, assim como há uma diminuição da auto-estima e autonomia, podendo levar até mesmo a uma morte prematura.

.

▶️O treinamento funcional é um método sistematizado, com o objetivo de melhorar a qualidade de movimento, a força dos músculos em geral e a eficiência neuromuscular. É possível especificar o treinamento para as necessidades de cada indivíduo, para que as adaptações ocorram de forma a preparar a pessoa para a realização de tarefas diárias simples e complexas.

.

▶️Dentre as principais adaptações que podem ser observadas na aplicação do treinamento funcional para idosos, estão: alterações na composição corporal (ganho de massa muscular, emagrecimento), aumento da força, potência muscular, resistência cardiorrespiratória, flexibilidade, cognição e equilíbrio.

.

▶️O treinamento funcional pode auxiliar na prevenção de doenças crônicas, como a hipertensão e diabetes, melhorar a ingestão alimentar, auxiliar na diminuição da depressão e no risco de acidentes e disfunções osteomusculares e metabólicas e melhora na qualidade de vida.

.

▶️No geral, o treinamento funcional se mostra uma alternativa de baixo custo e muito segura para o público da terceira idade, podendo gerar diversos benefícios se prescrito da maneira adequada a cada indivíduo, por um profissional capacitado.



0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2 Post
bottom of page